CNA define propostas para a próxima safra
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) definiu na quarta (21) as propostas que serão encaminhadas ao governo federal como contribuição do setor produtivo para a elaboração do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2018/2019, que traz as principais linhas de financiamento do setor agropecuário para a próxima safra.
A entidade defendeu R$ 1,2 bilhão em recursos para o Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural, R$ 2,5 bilhões para o apoio à comercialização, redução das taxas de juros acompanhando a queda da Selic e da inflação e reajuste de preços mínimos.
Também foi fechada uma proposta específica para o Nordeste, com um programa de convivência com a seca, que contém medidas como um seguro para a silagem e alternativas para o produtor em caso de cortes de outorga de água nos períodos de crise hídrica.
Os principais pontos foram fechados em reunião da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, em Brasília, que contou com a participação das federações de agricultura e pecuária por videoconferência.
Outras questões consideradas prioritárias foram melhores condições para o Programa de Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), e o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro), além do financiamento para os médios produtores.
“Ouvimos os produtores do Brasil inteiro para consolidarmos as propostas. Entregaremos ao governo nossas sugestões construídas com ampla participação dos produtores”, disse o presidente da Comissão e da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), José Mário Schreiner.
Também estiveram presentes na reunião os presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), Mário Borba, e da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE), Pio Guerra.
Para fechar a proposta do setor produtivo, a CNA realizou três seminários técnicos em Florianópolis (SC), Cuiabá e Uruçuí (PI) e também reuniu sugestões online por meio do site CNA Brasil.
Para mais informações acesse: http://www.cnabrasil.org.br/