top of page

Setor produtivo discute demandas para o seguro rural em SC

A Comissão Consultiva dos Entes Privados do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) discutiu nesta quinta (8), em Florianópolis (SC), as demandas de produtores rurais catarinenses para o aprimoramento dos instrumentos de gestão de risco na agropecuária.


A iniciativa faz parte de uma série de reuniões itinerantes que a comissão está fazendo no país para levantar as principais necessidades regionais em relação ao seguro rural, ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e a alguns pontos do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).


O encontro aconteceu na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), com a participação do presidente da entidade, José Zeferino Pedrozo, representantes da CNA, do governo estadual, produtores rurais, cooperativas, entidades do setor produtivo, instituições financeiras, seguradoras, corretoras e técnicos.


O presidente da Comissão Consultiva e da Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Pedro Loyola, disse que as propostas catarinenses serão levadas para um encontro no final do mês em São Paulo, juntamente com a de outros estados.


No caso específico de Santa Catarina, entre os pontos levantados na reunião estão propostas de seguro para frutas, olericultura (hortaliças), maricultura (mariscos), arroz e pecuária, entre outras culturas.


Também foram abordados a revisão de percentuais de subvenção e do calendário de distribuição de recursos do PSR, o uso de dados regionais de produtividade para apólices e a reativação do programa estadual de subvenção.


A falta de recursos no programa federal foi apontado como um dos maiores problemas para o acesso ao seguro rural, já que Santa Catarina demanda seguros de diversas atividades agropecuárias que precisam de apoio oficial para viabilizar a contratação pelos produtores.



Para mais informações acesse: https://www.cnabrasil.org.br/

bottom of page