top of page

Especialistas discutem os desafios do Programa de Seguro Rural no Brasil em seminário online

Participam do seminário os representantes da SUSEP, Banco Central, Ministérios da Agricultura e Fazenda, AIDA e BrasilSeg.


Com o objetivo de identificar os desafios e recomendar possíveis melhorias para o Programa de Seguro Rural (PSR) brasileiro, a Fundação Getulio Vargas, por meio do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros (FGV IISR), está desenvolvendo uma linha de pesquisa sobre a regulação do seguro rural no Brasil. Os primeiros resultados dessa linha de pesquisa serão apresentados, em primeira mão, no webinar, que ocorrerá no dia 19 de abril, a partir das 14h, na Plataforma Zoom, com transmissão pelo canal oficial do Youtube da FGV.


O coordenador do estudo, Felippe Serigati, apresentará os primeiros resultados do projeto de pesquisa e, em seguida, os especialistas convidados farão comentários e eventuais sugestões para a continuidade do desenvolvimento dos estudos. Até agora, estão confirmados representantes do Banco Central do Brasil, do Ministério da Agricultura, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), da Associação Internacional de Direito de Seguros (AIDA) e do BrasilSeg.


“A agropecuária é uma atividade econômica com elevado nível de risco e incerteza, com alta exposição às variações das condições climáticas e sujeita a recorrente ocorrência de pragas e doenças. Em 2022, as atividades agropecuárias geraram, para o Brasil, uma receita bruta de produção de R$ 1,2 trilhão. No entanto, o valor total da produção segurada pelo Programa de Seguro Rural (PSR) foi de apenas R$ 43,9 bilhões”, afirmou o pesquisador Felippe Serigati.


Considerando esses desafios, o evento terá foco nas seguintes questões: por que um programa de seguro rural é importante para o país? Qual a situação do atual programa já existente no Brasil e como tornar esse programa mais efetivo para o universo do agronegócio?



Você pode se inscrever gratuitamente no evento clicando aqui.



Para mais informações acesse: https://portal.fgv.br/





Comments


bottom of page