top of page

Regiões registram piora na situação hídrica para soja e milho

No último relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), algumas regiões produtoras de milho e soja registraram piora nas condições hídricas.

Houve um aumento na quantidade de áreas onde há restrição hídrica moderada, particularmente no oeste do PR. Além disso, a grande região de Presidente Prudente no sudoeste de SP, também registra uma piora na situação hídrica em relação ao relatório anterior, tanto para a soja quanto para o milho. Por outro lado as condições sobre o oeste baiano, continuam apresentando excesso de chuvas, em decorrência da maior presença e frequência das instabilidades na região.


O que diz a Conab


Soja - 98% semeado. Em MT, a colheita começou na última semana, principalmente em áreas sob pivôs. As operações se intensificaram a partir da 2ª quinzena de janeiro. Na BA,semeadura finalizada, com lavouras em boas condições, mas há excesso de umidade no solo e alta nebulosidade. No RS, as altas temperaturas e escassez hídrica comprometem as plantas, que apresentam porte baixo e redução no número de vagens. Lavouras mais ao Sul estão em melhores condições. No PR, 43% das lavouras estão em condições médias ou ruins devido à falta de chuvas.

Milho - 90% semeado. No RS há registros de lavouras com falhas na polinização, formação de espigas chochas e grãos leves devido à restrição hídrica. No PR, a escassez hídrica afeta principalmente lavouras em fases reprodutivas, e há perspectiva de redução no rendimento. No MA a semeadura encontra-se atrasada, devido ao excesso de chuvas, e atinge 60% da área. Em GO, lavouras seguem em boas condições, com primeiras áreas ingressando à fase de enchimento de grãos. Na BA, as operações de semeadura estão em fase final. As lavouras estão em boas condições, sem danos significativos por excesso de umidade.



Para ver matéria completa acesse: https://www.agrolink.com.br/

댓글


bottom of page